segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Calibre


Eu, e mais de um milhão de brasileiros, assistimos ao filme Tropa de Elite 2 este ano. Deixando de lado o fato de o filme ser um sucesso nacional e de todas as polêmicas envolvidas focamo-nos num fato importante: o filme desmascara o rótulo da Cidade Maravilhosa e nos mostra a verdade dentro das favelas do Rio de Janeiro e de todo o Brasil.

O que temos acompanhado ultimamente na televisão é uma verdadeira GUERRA que me assusta e entontece. Na verdade é assim que estão todos os brasileiros que acompanham os noticiários: ATERRORIZADOS!

No final do filme Tropa de Elite 2 a trilha destacada é de uma música dos Paralamas do Sucesso que foi gravada em 2002 e continua atualíssima, principalmente quando nos deparamos com essa realidade brasileira, que há algum tempo achávamos que só existia em filmes do teor de Tropa de Elite


O Calibre- Paralamas do Sucesso

Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro
Por que caminhos você vai e volta?
Aonde você nunca vai?
Em que esquinas você nunca pára?
A que horas você nunca sai?
Há quanto tempo você sente medo?
Quantos amigos você já perdeu?
Entrincheirado, vivendo em segredo
E ainda diz que não é problema seu

E a vida já não é mais vida
No caos ninguém é cidadão
As promessas foram esquecidas
Não há estado, não há mais nação
Perdido em números de guerra
Rezando por dias de paz
Não vê que a sua vida aqui se encerra
Com uma nota curta nos jornais

Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário